domingo, 12 de agosto de 2012


PAI!!!

         Um super-herói de carne e osso. Um super-herói que às vezes se tornava bandido em nossas brincadeiras de criança. Um super-herói que não tinha poderes, mas que tinha forças ao nos levar para dormir. Um super-herói de carne e osso.


      Você meu pai, que mesmo cansado após um dia de trabalho, ainda tem animo para conversar, dar um conselho, dar uma palavra amiga. Você que tantas vezes deixou de comer alguma coisa que gostava, para poder comprar algum brinquedo novo que queríamos. Você que tantas vezes passou as noites em claro, pensando como iria fazer para pagar aquela conta que estava atrasada. Que muitas vezes trabalhou em mais de um emprego, somente para nos dar conforto.


      Ainda criança não entendia o porquê da sua falta nas festinhas de escola em comemoração ao dia dos pais, mas hoje sei que a sua ausência era porque você estava no trabalho, saindo algumas vezes altas horas da noite, sempre no intuito de nos proporcionar uma vida em que não nos faltasse nada para comer, de maneira simples, mas com muito amor.


      Pai! Como tentar escrever nestas linhas o significado de uma palavra simples, mas que diz tudo? Como expressar o meu amor por ti, se o teu amor por mim é infinito?


      Os anos estão passando, a idade está avançando, e hoje, olhando para traz, sei que a mulher que me tornei foi espelhada neste pai que nunca deixou de lutar e que mesmo tendo as forças diminuídas, nunca pensou em desistir, pois por mais que os sonhos se tornem difíceis de serem realizados, você nunca desanimou e nunca deixou que nós desanimássemos também. Você sempre está ali, nos apoiando e nos ajudando a levantar de uma queda. Você sempre está nos ajudando nos momentos mais difíceis ou de indecisão.


      Pai, hoje sei que as broncas que me deu, foi para me ensinar a andar de maneira correta nos caminhos que a vida me reservava. Claro que nos momentos de raiva, ficava triste, não concordava, queria ser a senhora da razão, mas depois, já mais calma, entendia os seus motivos e via que o que você estava fazendo era para o meu próprio bem.


      É meu pai, os anos passam e as experiências, ensinamentos que você sempre me proporcionou nunca serão esquecidos, e sei que quando eu pensar em desanimar, você sempre estará ao meu lado. Lembro-me de quando comecei a dirigir, e você impaciente e com medo de que eu pudesse bater em algum outro carro, ficava me alertando:


      - Olha o carro...olha a bicicleta...tem um pare aqui...na próxima rua tem uma rotatória...tome cuidado...


      E foi assim... até mesmo no dia que sai sozinha com o carro pela primeira vez, você me fez um “sermão”. Mas tudo passou e as orientações que você me deu, hoje me servem para que eu seja uma boa motorista.


      Pai! Meu super-herói que não está nas histórias em quadrinhos, mas que demonstra toda força, garra ao educar seus filhos da melhor forma possível.     Pai! Um super-herói que vale ouro, e que carrega em si a dedicação de um pai que daria sua vida pela de sua família. Parabéns a você meu Pai, e a todos os pais do mundo. Feliz dia dos Pais!!!


Publicado no Jornal da Manhã em 12/08/2012- Caderno 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário