segunda-feira, 12 de março de 2012

 Mulheres

         Baixa, alta. Gorda, magra. Cabelo liso, enrolado, pintado, natural. Curto, longo, médio. Branca, morena, amarela, mulata. Loira, morena, ruiva. Dona de casa, empresaria, operadora de caixa, gerente, telefonista, atendente, vendedora, consultora, contadora, administradora de empresas, cozinheira, enfermeira, médica, dentista, professora.

        Nutricionista, garçonete, bailarina, jornalista, escritora, artista plástica, poetisa, cantora, atriz, apresentadora, juíza, advogada, engenheira, arquiteta. Casada, solteira, viúva, divorciada. Mãe. Mulher. Simplesmente Mulher.

        Não importa qual seja o seu modo de vestir, seja ele mais simples ou extravagante, ou seja, lá qual for a sua cultura, raça, religião, a mulher constantemente vem ganhando seu espaço. Um espaço que ainda reluta em ter certos preconceitos, mas não importa, pois as mulheres estão mostrando que também são capazes de desenvolver algumas atividades que anos atrás só eram desenvolvidas pelos homens. Anos atrás não se via mulheres trabalhando em construções, por exemplo, mas hoje já notamos a presença destas mulheres trabalhando como encanadoras, eletricistas, pedreiras, mestra de obra. Sim, as mulheres estão mostrando que também são capazes.

        Certo que há trabalhos que precisam ser desenvolvidos com a força humana, como descarregar um caminhão com sacos de cimento, mas por detrás daquele volante do caminhão, pode estar uma mulher que certamente não deixará de lado sua feminilidade. Com um batom nos lábios, cabelos bem penteados, lápis para realçar os olhos, a mulher mostra a cada dia que passa que seja qual for o seu trabalho diário, ela nunca deixará de lado seu lado mulher.

        Mulher guerreira que quando volta para casa depois de um longo dia de trabalho, inicia sua segunda jornada de trabalho e com o mesmo sorriso e dedicação que desenvolveu as atividades no dia, ela continuará, pois preparará o jantar da família, cuidará com ternura dos pais, ou ainda terá animo para contar uma história para o filho dormir.

        Mulheres de garra que defendem com unhas e dentes quando o seu lar está sendo ameaçado e que sem pensar são capazes de sacrificar a própria vida.

        Mulheres que levantam de madrugada para dar o alimento que o filho necessita. Mulheres solidarias que tiram a blusa do corpo para poder aquecer aquele que sofre com a pobreza.

        Mulheres lindas que mostram sua beleza através de um simples sorriso e que são capazes de conquistar a todos através de sua dedicação e amor.

        Mulheres apaixonadas que amam com todo o coração.

        Mulheres sonhadoras que acreditam que ainda o Mundo será melhor e que as guerras darão espaço para a Paz. Mulheres...Mulheres...

        Como descrever estas mulheres que sorri, chora, luta, trabalha, sonha e que cada dia que passa vem conquistando cada vez mais seu espaço e que apesar de serem vistas como seres frágeis, mostram o contrario. Mostram que são fortes, guerreiras, batalhadoras, lutadoras e acima de tudo Mulheres.

Texto publicado no Jornal da Manhã- 11/03/2012- Coluna Vida Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário